Doenças Neurodegenerativas

Inflamação é o processo comum em todas as doenças neurodegenerativas (doenças que por determinado motivo, literalmente destroem os neurónios - células responsáveis pelas funções do cérebro. Quando essas células são destruídas, gradualmente o doente vai perdendo as funções motoras, fisiológicas e psicológicas) onde as funções dos neurónios no sistema nervoso central são primeiramente afectadas e posteriormente destruídas.Todas as doenças que iremos abordar tem como principal anomalia a destruição das células cerebrais. Na grande maioria dos casos, os factores que poderão desencadear o aparecimento destas doenças ainda são desconhecidos. Estima-se que um grande número de doenças nerodegenerativas esteja associado a transmissão genética, no entanto, muitas ocorrem em casos isolados de uma família.

segunda-feira

Panfleto


Finalmente, o produto final


Depois muitas respostas negativas recebidas em relação à comparência de alguém especializado para a realização da palestra, conseguimos contactar com o cientista professor Dr. Tiago Fleming Outeiro.


No dia 28 e Abril decorreu uma palestra no âmbito da área curricular de Área de Projecto do 12º ano sobre as doenças Neurodegenerativas, tema de trabalho do Grupo II da turma B. No início, foram apresentadas e explicadas três doenças pelos alunos dos grupo – Huntington, Esclerose Múltipla e Pick – com o objectivo de dar a conhecer as principais características, sintomas e tratamentos das mesmas. Depois disso, o convidado, Professor Dr. Tiago Fleming Outeiro, além de explicar especificamente a origem e o desenvolvimento das doenças de Parkinson e Alzheimer, deu informações muito úteis sobre as áreas de estudo e investigação relacionadas com a Ciência.
A plateia mostrou-se, de um modo geral, bastante interessada e, assim, foi possível criar um bom ambiente para compreender melhor estas patologias e sensibilizar para as mesmas.